A Fundação estabeleceu em sua Política de Investimentos a alçada de decisão de cada instância para os investimentos e desinvestimentos, por classificação, competência e periodicidade. Entretanto, para ter um melhor enquadramento à Resolução CMN nº 4661/2018, dando celeridade aos processos de investimento, foi necessário alterar o item 3.2, devidamente aprovada na Reunião Extraordinária nº 337 do Conselho Deliberativo. A nova redação ficou assim:
3.2 – Política de alçadas
3.2.1 – Compete exclusivamente ao Conselho Deliberativo autorizar investimentos que envolvam valores iguais ou superiores a 5% (cinco por cento) dos recursos garantidores dos planos previdenciários administrados pela Faceb.
3.2.2. – Compete à Diretoria Administrativo-Financeira executar os investimentos cujos valores não ultrapassem 4,99% (quatro vírgula noventa e nove por cento) dos recursos garantidores dos planos previdenciários administrados pela Faceb.
3.2.3 – Compete exclusivamente ao Conselho Deliberativo autorizar investimentos/desinvestimentos em imóveis.
Ficam revogados todos os documentos anteriores relacionados à política de alçadas da Entidade, ficando vigente somente as diretrizes estabelecidas por esta Política de Investimentos.
Saiba mais sobre a Política de Investimentos
Esse documento é uma importante ferramenta de planejamento da gestão dos ativos financeiros e deve ser elaborado observando os requisitos de cada plano de benefícios, buscando a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro entre seus ativos e respectivos passivos atuariais e demais obrigações.
Em resumo, a Política de Investimentos sintetiza os objetivos e a metodologia utilizada na alocação dos recursos de cada um dos planos administrados pela Entidade, em consonância com o disposto nas resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN).
O documento é elaborado anualmente pela Diretoria Executiva e aprovado pelo Conselho Deliberativo do fundo de pensão e prevê os limites mínimos e máximos dos recursos nas modalidades de investimento disponíveis (renda fixa, renda variável, investimentos estruturados, investimentos no exterior, imóveis e operações com participantes).
Conheça aqui as Políticas de Investimentos de cada plano da Faceb.