Após análise e discussão do perfil técnico dos candidatos, o Conselho Deliberativo da Faceb decidiu pela nomeação dos seguintes membros para o Comitê de Assessoramento de Investimentos da Fundação:
Representante dos assistidos
Aposentado. Possui graduação em Administração de Empresas e MBA Executivo em Administração Empresarial. Eletrotécnico, executou cargos como gerente e superintendente na CEB. É certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social. Participou dos cursos “A Bolsa – Seus ambientes e Mercados”, pela B3, em 2019, e “Análise Fundamentalista para o Mercado de Ações”, pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras, em 2020.
Na Faceb, já foi presidente do Conselho Fiscal (2010/2014) e membro do Conselho Deliberativo (2014/2018) – em ambos, eleito pelos participantes/assistidos. É membro do Comitê desde 2019, sendo novamente escolhido pelo Conselho Deliberativo.
Representante dos participantes ativos/autopatrocinados (membro titular)
Marcelo Andrade Cruz é advogado, com pós-graduações em Direito Público e em Direito da Energia Elétrica. Já trabalhou no Jurídico, Gerência Financeira e Tesouraria, Gerência de Cobrança, Comissão Permanente de Licitação (presidente), entre outros na CEB Distribuição. Atualmente está na CEB Ipes.
Tem experiência em gestão de investimentos, participando de treinamentos frequentes da consultoria especializada Aditus. Já foi membro deste Comitê da Faceb de 2014 a 2016, participando ativamente e frequentando reuniões dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Retornou de setembro/2020 a abril/2021 ao Comitê, como membro efetivo, sendo agora novamente escolhido, para o mandato 2021/2023.
Representante dos participantes ativos/autopatrocinados (membro suplente)
Marta Keila Rodrigues Pires de Siqueira é graduada em Ciências Contábeis, com pós-graduação – MBA em Administração Pública. É contadora na CEB Distribuição desde 2011. Já trabalhou em instituição bancária e em empresa de seguros.
Na Faceb já foi membro do Conselho Fiscal de abril/2018 a julho/2020. É certificada pela Associação Nacional das Corretoras e Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias – Ancord, com Exame de Qualificação Técnica para Agente Autônomo de Investimento e Empregados das Instituições Financeiras. Possui Certificação Profissional Anbima – CPA-20 da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.
O mandato dos representantes será de maio/2021 até abril/2023. Ressalta-se que houve a desistência de candidatura de um aposentado inscrito, razão pela qual não haverá suplente para essa categoria.
Importante destacar que em razão do regime de governança em prática na Faceb, a análise curricular e documental dos inscritos foi feita pela Diretoria Administrativo-Financeira e equipe da Gerência de Investimentos da Fundação.
Aproveitando a oportunidade, a Fundação parabeniza os integrantes escolhidos, que iniciarão seus mandatos no Comitê unicamente por critérios técnicos. Aos demais inscritos, a Faceb agradece a participação.
RECADO IMPORTANTE
De acordo com as Resoluções nos.19/2015 e 21/2015 do Conselho Nacional de Previdência Complementar – órgão vinculado ao Ministério da Economia, os integrantes do Comitê terão prazo de um ano, a contar da data de nomeação, para obter certificação emitida por entidade de reconhecida capacidade técnica (Apimec, ICSS ou Anbima). Outras informações estão disponíveis no site www.icss.org.br
OUTROS MEMBROS
O Comitê também é composto por representantes da Faceb:
- Naor Alves de Paula Filho (diretor Administrativo-Financeiro e Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado – AETQ);
- Aristóteles Magno Muniz de Moraes (gerente de Investimentos); e
- Roswelton Anjos de Paula (consultor de Controle e Risco de Investimentos).
O QUE FAZ O COMITÊ DE INVESTIMENTOS?
O Comitê tem por objetivo assessorar, em caráter consultivo, a Diretoria Executiva nas decisões relacionadas à gestão dos ativos da Faceb, observadas a segurança, rentabilidade, solvência, liquidez e transparência no processo de gestão dos investimentos, a serem realizados de acordo com a legislação vigente e com a Política de Investimentos. No caso da representação dos participantes ativos/autopatrocinados e assistidos, há ainda o objetivo de dar transparência ao processo de gestão dos investimentos no âmbito da Fundação.
QUAIS SÃO AS COMPETÊNCIAS DO COMITÊ?
a) Acompanhar e debater a performance alcançada pelos investimentos, de acordo com os objetivos estabelecidos pela Política de Investimentos;
b) Acompanhar e analisar o cenário macroeconômico, as expectativas do mercado e demais indicadores que podem impactar os investimentos da Faceb;
c) Estudar as propostas de oportunidades de participação em novos negócios, em consonância aos normativos internos e Políticas de Investimentos;
d) Analisar as propostas de taxas e de limites para operações com participante;
e) Acompanhar o desempenho financeiro dos Planos de Benefícios, bem como do Programa de Gestão Administrativa visando a sua sustentabilidade;
f) Analisar os critérios de seleção para escolha de gestores de recursos terceirizados e de corretoras de valores, emitindo pronunciamento a respeito da sua aderência às melhores práticas de seleção.
Para mais informações, acesse o Regimento do Comitê.