Imposto de Renda: saiba como acessar suas informações

By 28 de fevereiro de 2023 Institucional

Uma das novidades para a declaração do Imposto de Renda 2023 é que a partir deste ano os contribuintes terão prazo maior para fornecer as informações requeridas pela Receita Federal. Segundo o Fisco, o objetivo dessa alteração é permitir que todos tenham acesso à declaração pré-preenchida do IR.

Apesar do período de entrega começar em 15/03 e terminar só em 31/05, é bom evitar imprevistos e já separar os documentos necessários para enviar à Receita.

No caso das informações da Faceb, é só verificar na área de Acesso Pessoal deste site – lembrando que existem acessos diferentes, conforme o assunto e/ou categoria. Veja:

  • Somente para aposentado ou pensionista – informe referente a plano(s) de previdência: comprovante disponível no Acesso Pessoal/Previdência;
  • Para beneficiário de plano(s) de saúde, independentemente se ativo, aposentado, autopatrocinado ou pensionista: informe disponível no Acesso Pessoal/Saúde.

Vale lembrar que quem é aposentado ou pensionista e tem tanto plano(s) de previdência quanto de saúde terá que acessar os comprovantes nos dois locais citados: Acesso Pessoal/Previdência e Acesso Pessoal/Saúde.

Em caso de dúvida para visualizar o(s) comprovante(s), é só acessar o Manual com orientações sobre os acessos.

Acesse aqui o Manual

VOCÊ SABIA?

Conforme disponível no site da Receita Federal, é possível destinar parte do seu imposto de renda a fundos de apoio à criança e adolescente, idosos, projetos culturais e esportivos, entre outros. Trata-se de uma excelente maneira de exercer a sua cidadania fiscal, ajudando quem mais precisa. Para saber tudo sobre o assunto, acesse:

https://www.gov.br/receitafederal.login/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/cidadania-fiscal/destinacao-irpf/o-que-e-a-destinacao-de-imposto-de-renda

INSS

O extrato do INSS para o Imposto de Renda 2023 de aposentados e pensionistas está disponível no aplicativo Meu INSS e no site https://meu.inss.gov.br/#/login. Também é possível  obter o documento no banco onde o segurado recebe o benefício de aposentadoria ou pensão.

SAIBA MAIS

15 dicas para não cair na malha fina

De acordo com a Receita Federal, só em 2022 mais de 1 milhão de declarações ficaram retidas na malha fina. Por isso, é importante ter alguns cuidados quando estiver declarando suas informações. Anote as dicas a seguir (resumidas do blog do Nubank).

1. Tenha os documentos em mãos;
2. Cuidado com erros de digitação;
3. Rendimentos isentos também precisam ser declarados;
4. Atenção na hora de declarar dependentes;
5. Informe o valor real dos seus bens;
6. Informe o saldo das suas contas bancárias corretamente;
7. Acompanhe o status da sua declaração;
8. Não confunda IRRF com seu imposto de renda total;
9. Aposentadoria privada: não confunda VGBL com PGBL;
10. Tenha os recibos e comprovantes das despesas médicas;
11. Não declare o décimo terceiro salário junto dos demais rendimentos;
12. Informe suas ações corretamente;
13. Recolha o IR mensalmente e pague o DARF;
14. Declare os investimentos isentos;
15. Tenha um bom controle financeiro.

Matéria completa, incluindo outras informações úteis:
https://blog.nubank.com.br/malha-fina-ir-2023/

Pular para o conteúdo