Conforme previsto em regulamento, neste mês de novembro serão realizados os reajustes nos Planos BD e Faceb-Saldado. Aproveitando, destacamos também como é feita essa sistemática no Cebprev.
PLANO BD
As suplementações de aposentadoria e pensão e o SRC – Salário Real de Contribuição dos participantes ativos serão reajustadas em 4,7706%. Essa variação correspondente ao INPC acumulado no período de novembro/2019 a outubro/2020.
PLANO FACEB-SALDADO
Recentemente implementado, esse Plano também prevê reajuste, da seguinte forma:
– Benefícios saldados – participantes ativos: 2,5835%, correspondente ao INPC acumulado no período entre o início de vigência do Plano (em julho) e outubro deste ano;
– Suplementações de aposentadorias e pensões pelo Plano Faceb-Saldado: reajuste proporcional ao início do pagamento, conforme escala a seguir. Benefícios iniciados em:
Julho: 2,5835%;
Agosto:2,1341%;
Setembro:1,7677%;
Outubro: 0,89%.
CEBPREV
Uma vez que funcionam por meio de cotas, as suplementações nesse Plano são recalculadas de maneira diferente que a dos demais planos previdenciais da Faceb. Assim, é considerada a escolha feita previamente por cada participante/assistido, conforme a seguir:
– Cebprev com Renda por Prazo Certo ou com Renda por Percentual do Saldo: valorizadas mensalmente pelo valor da cota do mês anterior ao pagamento;
– Cebprev com Renda por Prazo Indeterminado: o valor do benefício é fixado em reais (R$), sendo recalculado atuarialmente em abril de cada ano.