Investimentos são recursos aplicados pela Faceb (títulos públicos e privados, imóveis, empréstimos, ações etc.) a fim de buscar retorno no mercado financeiro para pagamento de compromissos futuros, como aposentadorias e pensões.
Segundo guia da Abrapp, entidade que representa entidades de previdência complementar fechada, a rentabilidade obtida em função desses investimentos difere da variação da cota previdencial, utilizada para atualizar o saldo de contas de planos CD – como o Cebprev. Entenda a diferença:
A cota do plano (ou cota previdencial) corresponde à fração do patrimônio Em outras palavras: ela corresponde às parcelas de idêntico valor em que se divide o patrimônio, que varia ao longo do tempo em função da rentabilidade líquida. Leva em consideração o patrimônio contábil como base para sua apuração, e é calculada da seguinte forma: Patrimônio líquido do mês anterior (+) Contribuições (-) Complementações aos assistidos (+/-) Resultados dos Investimentos (-) Provisões para contingências.
No menu de Previdência do site da Faceb, na parte do Plano Cebprev/Mais Informações, é possível visualizar o valor e a rentabilidade das cotas.
Já a rentabilidade dos investimentos é apenas o meio que permite calcular essa cota mensalmente, considerando o retorno líquido dos investimentos efetuados com recursos do plano.